top of page
IMG000000000258323.jpg

A Emater-RN e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) publicaram nesta terça-feira (24), no Diário Oficial do Estado, o novo edital de seleção para educandos de Pós-Graduação pelo Programa Gente do Campo. O edital está disponível nos sites da Emater-RN (www.emater.rn.gov.br) e da Funcitern (www.funcitern.org/).

Neste novo processo seletivo, serão selecionados 30 educandos de nível superior em Engenharia Agronômica, Tecnólogo em Agroecologia, Agroecólogo ou Ciências Agrárias, Zootecnia, Assistente Social, Cientista Social, Sociólogo, Educador do Campo ou Pedagogo, Tecnólogo em Cooperativismo ou Tecnólogo em Gestão de Cooperativas. A seleção é aberta ao público, porém são priorizados jovens e adultos do campo que integram o núcleo familiar de agricultores e agricultoras.

O prazo de inscrição será entre os dias 26/10 e 03/11/2023, através do link: https://www.funcitern.org/inscricao.
 
Os educandos selecionados farão a pós-graduação em “Inovações e Estratégias de Assistência Técnica para a Agricultura Familiar” pela Uern e receberão uma bolsa de formação de R$ 2 mil até dezembro de 2025. A assinatura do Termo de Compromisso da Bolsa de Formação está prevista para o período entre 12/02/2024 e 21/02/2024.
 
O processo seletivo é um convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN - com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern) – responsável pelo processo de seleção.
 
FORMAÇÃO - O “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.
 
O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.
 
Os candidatos selecionados atuarão nos Núcleos Estratégicos de ATER (NEAs) - João Câmara, Touros, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, São José de Mipibu, Santo Antônio, Santa Cruz, Lagoa Nova, Currais Novos, Caicó, Assú, Angicos, Umarizal, Messias Targino, Pau dos Ferros.
 
Os educandos de nível superior, selecionados no primeiro edital do Gente do Campo, concluíram em setembro deste ano a pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Já os educandos de nível médio selecionados para a graduação em Agroecologia concluem o curso em dois anos.

Divulgação do resultado da I Etapa após recurso.

As entrevistas ocorrerão entre os dias 18 a 22 de dezembro de 2023. Conforme cronograma de entrevistas e links que serão publicados até o dia 15/12/2023 na página da Funcitern e Emater.

bottom of page