Projeto: EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte 














Começam na próxima segunda-feira, 14 de junho, as inscrições para o processo seletivo do programa “Gente do Campo”, convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN - com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern).

O edital será para seleção da equipe técnica para a Emater-RN, através de curso de formação em graduação ou pós-graduação, e foi publicado na edição deste sábado, 12, do Diário Oficial do Estado. Os candidatos poderão se inscrever acessando o seguinte link: https://www.funcitern.org/inscricao .
O programa “Gente do Campo” possui 81 vagas de nível médio e 44 vagas de nível superior, num total de 125 técnicos. Os selecionados serão contemplados com bolsas de 48 e 24 meses, respectivamente, para os cursos de Tecnólogo em Agroecologia (graduação), e de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - lato sensu. O processo de formação será realizado pela Uern, com o acompanhamento da Funcitern, que também será responsável pelo processo de seleção.

Segundo a Emater-RN, o “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.
O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.

Um diferencial do programa é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Os candidatos deverão escolher um local para atuação, podendo ser o escritório estadual da Emater-RN (Natal) ou um dos 28 Núcleos Estratégicos de ATER (NEAs) - João Câmara, Touros, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, Macaíba, Riachuelo, São José de Mipibu, Pedro Velho, Santo Antônio, Santa Cruz, Jaçanã, Lagoa Nova, Acari, Caicó, Jucurutu, Parelhas, Assu, Angicos, Carnaubais, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Umarizal, Messias Targino, Pau dos Ferros, São Miguel ou Major Sales. A área de atuação desses núcleos envolve 136 municípios do Rio Grande do Norte. Para mais informações, acesse o edital.

FINANCIADOR
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER-RN

COORDENADORES DO PROJETO
Francisco Chagas de Lima Júnior e Vinícius Claudino de Sá

VALOR DO PROJETO
R$ 10.278.380,00 (dez milhões, duzentos e setenta e oito mil trezentos e oitenta reais)

OBJETIVO
Estabelecer bases para capacitação de profissionais técnicos de nível médio ou superior (em caráter temporário) para participar do Programa Gente do Campo, conforme os Decretos Estaduais nº 30.031, de 05 de outubro de 2020 e nº 30.063, de 25 de Janeiro de 2021.

VIGÊNCIA
24 Meses

ETAPAS DE OPERACIONALIZAÇÃO
  a)    SELEÇÃO
         INSCRIÇÃO
         NOVO EDITAL 01 2021 - GENTE DO CAMPO (REPUBLICADO POR INCORREÇÕES NA PRIMEIRA VERSÃO)
         EDITAL 01 2021 - GENTE DO CAMPO (PRIMEIRA VERSÃO)
         PORTARIA DE NOMEAÇÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
       PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DO RN
         RETIFICAÇÃO DE PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL

 

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL – EMATER
 
 
 
Natal (RN), 21 de setembro de 2021.
 
AVISO DE PAUTA
 
Emater e Uern divulgam resultado final do Programa Gente do Campo
 
A Emater-RN e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) divulgam hoje (21/09), nos sites www.emater.rn.gov.br e www.funcitern.org o resultado final do Programa Gente do Campo. 
Os aprovados assinarão Termo de Compromisso e Concessão da bolsa entre os dias 27 de setembro e 8 de outubro próximos, com cronograma elaborado para evitar aglomerações no escritório estadual da Emater, no Centro Administrativo do Estado, onde os selecionados deverão comparecer.
A aula inaugural está marcada para 14 de outubro na Escola de Governo, com Sérgio Schneider, professor titular nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 
Logo após, haverá uma solenidade com a presença da governadora Fátima Bezerra, o secretário Alexandre Lima (Sedraf), e o diretor-geral da Emater-RN, Cesar Oliveira. As aulas do curso de Agroecologia iniciam no dia 25 de outubro.
O Programa Gente do Campo está selecionando 125 técnicos, sendo 81 vagas de nível médio e 44 vagas de nível superior. Os aprovados serão contemplados com bolsas de 48 e 24 meses, respectivamente, para os cursos de Tecnólogo em Agroecologia (graduação), e de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - lato sensu.
O processo seletivo é um convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN - com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern) – responsável pelo processo de seleção.
FORMAÇÃO - O Gente do Campo representa uma proposta de desenvolvimento da Nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da Agricultura Familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.
O Programa também compreende um processo de formação continuada, formal e vivencial, baseado na pedagogia da alternância e na metodologia científica da pesquisa-ação, que se dará no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.
Um diferencial do Programa, como preconiza seu título, é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso Tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. 
Os candidatos escolheram na inscrição um local para atuação, podendo ser o escritório estadual da Emater-RN (Natal) ou um dos 28 Núcleos Estratégicos de ATER (NEAs) - João Câmara, Touros, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, Macaíba, Riachuelo, São José de Mipibu, Pedro Velho, Santo Antônio, Santa Cruz, Jaçanã, Lagoa Nova, Acari, Caicó, Jucurutu, Parelhas, Assu, Angicos, Carnaubais, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Umarizal, Messias Targino, Pau dos Ferros, São Miguel ou Major Sales. A área de atuação desses NEAs envolve 136 municípios do Rio Grande do Norte.

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROGRAMA GENTE DO CAMPO, EDITAL 002/2021, CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO


Os candidatos selecionados deverão enviar a documentação, abaixo relacionada para os e-mails agroecologiadga@gmail.com, selecaoemater@gmail.com até o dia 19/11/2021 para a realização da matrícula:
•    Registro de nascimento ou casamento
•    RG, CPF
•    Certificado de quitação eleitoral
•    Documento militar
•    Histórico do ensino médio com certificado ou diploma de conclusão 
•    Foto do rosto recente.

Emater e Uern divulgam resultado final de seleção interna para vaga residual

RESULTADO EDITAL Nº 02/2021 GENTE DO CAMPO FINAL PÓS GRADUAÇÃO

RESULTADO EDITAL Nº 02/2021 GENTE DO CAMPO FINAL GRADUAÇÃO

 

 

4ª CONVOCAÇÃO DO EDITAL Nº 001/2021

RESULTADO DA II ETAPA EDITAL Nº 02/2021 GENTE DO CAMPO GRADUAÇÃO EM TECNÓLOGO EM AGROECOLOGIA

RESULTADO DA II ETAPA EDITAL Nº 02/2021 GENTE DO CAMPO ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR

3º CONVOCAÇÃO GENTE DO CAMPO

RESULTADO DA I ETAPA EDITAL Nº 02/2021 GRADUAÇÃO EM TECNÓLOGO EM AGROECOLOGIA

RESULTADO FINAL DA I ETAPA EDITAL Nº 02/2021

AGENDA ENTREVISTA ESPECIALISTA

AGENDA ENTREVISTA TECNOLOGO

RESULTADO FINAL

AGENDA PARA ASSINATURA DOS TERMOS

LISTA DE DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS

EMATER E UERN DIVULGAM RESULTADO DA SEGUNDA FASE DO PROGRAMA GENTE DO CAMPO

A EMATER-RN E A FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (FUNCITERN) DIVULGAM NESTE SÁBADO (04/09) O RESULTADO DA SEGUNDA FASE DO PROGRAMA GENTE DO CAMPO, APÓS O PERÍODO DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM OS CANDIDATOS.

PARA ESSE RESULTADO, AINDA CABERÁ RECURSO ENTRE OS DIAS 06 (PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA) E 09 DE SETEMBRO (PRÓXIMA QUINTA-FEIRA). O RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO SERÁ DIVULGADO ATÉ O DIA 21 DE SETEMBRO. OS APROVADOS ASSINARÃO TERMO DE COMPROMISSO E CONCESSÃO DA BOLSA ENTRE OS DIAS 27 DE SETEMBRO E 8 DE OUTUBRO PRÓXIMOS, PODENDO ESSE PERÍODO TAMBÉM SER ANTECIPADO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunicamos que, por falha técnica, foram republicadas após correção, as listas dos neas de natal, caicó e santo antônio.

Divulgados resultado de recursos e datas de entrevistas para o Programa “Gente do Campo”

A Emater-RN e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) divulgam nesta quarta-feira (18) o resultado dos recursos da primeira fase do “Gente do Campo”, como também o calendário de entrevistas remotas dos candidatos que passaram para a segunda fase da seleção. Essa segunda etapa acontece a partir de amanhã, quinta-feira (19) e segue até o dia 01 de setembro.

A Comissão de Seleção da FUNCITERN orienta que os candidatos deverão ingressar com meia hora de antecedência na sala virtual de espera (cujo link está divulgado junto ao quadro correspondente ao seu agendamento); estar obrigatoriamente com a câmera ligada, e se preparar para dispor do melhor acesso à internet possível. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 21 de setembro. Os aprovados assinarão Termo de Compromisso e Concessão da bolsa entre os dias 27 de setembro e 8 de outubro próximos, podendo esse período também ser antecipado.

O Programa Gente do Campo está selecionando 125 técnicos, sendo 81 vagas de nível médio e 44 vagas de nível superior. Os aprovados serão contemplados com bolsas de 48 e 24 meses, respectivamente, para os cursos de Tecnólogo em Agroecologia (graduação), e de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - lato sensu.

O processo seletivo é um convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN - com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern) – responsável pelo processo de seleção.

FORMAÇÃO - O “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da Nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da Agricultura Familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.

O Programa também compreende um processo de formação continuada, formal e vivencial, baseado na pedagogia da alternância e na metodologia científica da pesquisa-ação, que se dará no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.

Um diferencial do Programa, como preconiza seu título, é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso Tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Os candidatos escolheram na inscrição um local para atuação, podendo ser o escritório estadual da Emater-RN (Natal) ou um dos 28 Núcleos Estratégicos de ATER (NEAs) - João Câmara, Touros, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, Macaíba, Riachuelo, São José de Mipibu, Pedro Velho, Santo Antônio, Santa Cruz, Jaçanã, Lagoa Nova, Acari, Caicó, Jucurutu, Parelhas, Assu, Angicos, Carnaubais, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Umarizal, Messias Targino, Pau dos Ferros, São Miguel ou Major Sales. A área de atuação desses NEAs envolve 136 municípios do Rio Grande do Norte.

 

 




          
















































































































































 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



    CONTATO:
     selecaoemater@gmail.com

IMG000000000258323.jpg